Alto Doka
Ano: 2023 -
Estado: Projeto
Tipo: Habitação, Renovação
Local: Alto Doka, São Vicente
Engenheiro Consultor: João Fortes/MOVA
Olhamos para as construções inacabadas da cidade, como ruínas que carregam uma história registada através das fissuras, as texturas da cofragem, a corrosão e os erros de execução. O tempo confere um caráter a estas construções que marca uma presença na envolvente. Haverá possibilidade de renovar estes edifícios na envolvente ao invés da sua demolição?
Perante este tosco inacabado, surge a oportunidade de conceber uma abordagem construtiva que responda às novas necessidades do cliente, de forma sustentável e flexível.
Mantendo uma relação próxima com a equipa de engenharia, foram esboçadas soluções que permitem consolidar o tosco existente através da adição de um esqueleto metálico. Proposta esta adequada ao nosso contexto e ao mercado existente.
Encaramos este projeto como um caso de estudo que pode possibilitar outras formas de imaginar e conceber uma arquitetura que requalifica o edificado existente, enquanto preserva uma história e acrescenta valor. Trata-se de imaginar novas vidas para um tosco incompleto, quando não seja necessária a demolição.