Casa Pra Todas
Ano: 2021 -
Estado: Em construção
Tipo: Habitação, Adição
Local: Boca d’Vent, Espia, São Vicente
Engenheiro: João Fortes/MOVA
Especialidades: João Fortes/MOVA
Construtora: MOVA
Como acontece com um grande número de habitações na cidade do Mindelo, a construção fica pelo piso térreo, seja por uma questão de prioridades orçamentais ou por escasses de meios. A construção existente seguiu um trajeto semelhante.
O piso térreo existente foi construído no ano de 2007, contendo uma sala comum, uma cozinha, dois quartos, um quarto de arrumos, uma casa de banho e um pátio. O novo programa consiste na adição de dois apartamentos sobre um piso térreo existente, edifício existe que acolhe quatro gerações: a avó (no piso térreo), a filha (no primeiro andar), a neta e bisneto (no segundo andar).
Ligando os três pisos, uma caixa de escadas envolvida por uma parede perfurada, permitindo maior entrada de luz e vento. Este elemento é assumido como a alma desta intervenção.
A caixa-de-escadas, que parte de um lance existente, liga os três apartamentos assim como cria ligação ao terraço onde se encontram os serviços partilhados: lavandaria, cozinhola, churrasqueira, casa-de-banho, arrumos e uma zona sombreada que possa servir as atividades familiares coletivas. Assim sendo, em complemento ao terraço partilhado, a caixa-de-escadas será também uma zona segura de brincadeira para as crianças, zona de descanso e convívio, acesso às varandas e de plantação de plantas.
Um outro elemento nesta intervenção reforça a ligação pretendida entre os três pisos/três gerações: o sagoão, que cresce a partir do pátio da cozinha do piso existente e faz a ligação com os dois novos quartos.
A habitação está exposta aos ventos predominantes de nordeste e a incidência solar direta durante o dia inteiro. Está faceada com um entroncamento, o que significa que privilegia de três fachadas expostas: este, sul e oeste.
Tendo em conta que a fachada virada a este está exposta diretamente à luz solar e aos ventos predominantes, os alçados recuadas, permitindo a
criação de uma varanda em ambos os apartamentos. À fachada virada a sul são atribuídas aberturas horizontais estreitas para compensar a exposição direta solar durante o dia inteiro.