Casa Dilma


Ano: 2021 -
Estado: Em construção
Tipo: Habitação
Local: Calhau, São Vicente
Construtora: ArkiDesign
Fotos: Carlos Dias


Localizado na aldeia piscatória de Calhau, este projeto emerge da vontade da cliente em ter uma casa auto-suficiente e de baixa manutenção. Tendo a pedra - matéria local que os habitantes locais dominam bem - como principal sistema construtivo foi possível projetar uma habitação com alta rentabilidade térmica e baixos custos de manutenção.

A zona é caracterizada por maciços montanhosos - monte Goa de Baixo, Vulcão de Calhau, Vulcão Viana. Trata-se de uma zona árida e em parte com solo arenoso bastante pedregoso à superfície, originado a partir de rochas vulcânicas como basaltos. Esta zona apresenta acumulação de detritos arrastados por cheias provenientes da Ribeira do Calhau, assim como acumulação de areia, arrastada do oceano, primeiro acumulado na zona de Praia Grande e posteriormente, por ação de vento, transportada para o Calhau.

Tendo em conta que a aldeia do Calhau se desenvolve na orla marítima é  exposta a fortes ventos de nordeste. Assim, as recentes construções (grande parte “casas-de-férias” ou “casas de fim-de-semana” construídas pela classe média) acabam por apresentar uma rápida deterioração devido a construções que não têm em conta as intempéries locais. A exposição, sem a proteção necessária à salitre, rapidamente afeta tantos os rebocos como a estrutura de betão. Como tal, esta casa adota a pedra não só pelas suas qualidade estéticas, mas, acima de tudo, por ser um material extraído localmente que resiste às condições climatéricas locais. Para além disso, é um material de alta performance térmica, baixa manutenção e de valor social acrescentado. Isto porque na obra foram envolvidos pedreiros, talhadores e serventes do Calhau e conhecedores da técnica de alvenaria de pedra.

A intenção da implantação do volume de habitação foi resguardar um pequeno pátio privado das fortes rajadas de vento, protegendo também uma árvore e restante vegetação. Tal decisão preden-se com a perceção que as habitações construídas mais recentemente nos terrenos vizinhos ocupam desnecessariamente a área total do lote, resultando em construções de dois ou três pisos que não tiram proveito das condições climatéricas: vento e luz. Como tal, para este projeto o quintal foi assumido como a alma da casa, para qual os espaços interiores - sala e cozinha - se abrem.



















ram.arkidesign@gmail.com

M_EIA, Liceu Velho, Caixa Postal 190
Mindelo, São Vicente
Cabo Verde


_

Sobre
Projetos




RAM © 2024